sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Só podia ser você... Meu amor...

Estava distraída quando você chegou,
trazendo nas mãos (mais lindas que já vi) o Amor.
Não o reconheci imediatamente.
Fiquei confusa,
perdida,
até que o percebi em mim.
Só podia ser ele, o Amor.
Só podia ser você, meu Amor!
O sentimento se instalou e não fui mais a mesma.
Hoje eu sei...
Que não há tempo certo para o Amor;
Que mesmo não podendo vivê-lo intensamente, o Amor tem vida, é vida;
Que o tempo passa, mas não afeta um grande Amor;
Que a distância entre nós não altera o Amor que sinto;
Que sou metade sem você;
Que seria mais feliz se minha casa fosse sua casa;
Que saber de sua felicidade me acalma;
Que minha história se divide em antes e depois de você;
Que sou melhor depois de você;
Que te amo além da poesia e das palavras;
Que te amo com fé e força, para além dos tempos.
É você...
Só você...
Que na vida vai comigo agora.
Nós dois na floresta e no salão.
Nada mais
Deita no meu peito e me devora.
Na vida só resta seguir
Um risco, um passo, um gesto rio afora.
É você...
Só você...
Que invadiu o centro do espelho.
Nós dois na biblioteca e no saguão.
Ninguém mais
Deita no meu leito e se demora.
Na vida só resta seguir
Um risco, um passo, um gesto rio afora...
Na vida só resta seguir
Um ritmo, um pacto e o resto rio afora... (Marisa Monte - É você)

Metade

Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio
Que a morte de tudo em que acredito não me tape os ouvidos e a boca
Porque metade de mim é o que eu grito, a outra metade é silêncio.
Que a música que ouço ao longe seja linda ainda que tristeza
Que a mulher que amo seja pra sempre amada mesmo que distante
Porque metade de mim é partida, a outra metade é saudade.
Que as palavras que falo não sejam ouvidas como prece nem repetidas com fervor apenas respeitadas
Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos
Porque metade de mim é o que ouço, a outra metade é o que calo.
Que a minha vontade de ir embora se transforme na calma e paz que mereço
Que a tensão que me corrói por dentro seja um dia recompensada
Porque metade de mim é o que penso, a outra metade um vulcão.
Que o medo da solidão se afaste
E o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável
Que o espelho reflita meu rosto num doce sorriso que me lembro ter dado na infância
Porque metade de mim é a lembrança do que fui, a outra metade não sei.
Que não seja preciso mais do que uma simples alegria pra me fazer aquietar o espírito
E que o seu silêncio me fale cada vez mais
Porque metade de mim é abrigo, a outra metade é cansaço.
Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba
E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Porque metade de mim é platéia a outra metade é canção.
Que a minha loucura seja perdoada porque metade de mim é amor e a outra metade também.
(Oswaldo Montenegro)
Eles parecem um tantinho comigo sim. São lindos! Não sou tão linda qnto eles. As crianças, além da beleza natural, têm a beleza infantil, a pureza. Minhas crianças estão crescendo, evoluindo, me surpreendendo a cada dia. Dia desses estávamos deitadas (eu e minha sobrinha) e eu a admirar a beleza dela. Não resisti e disse “Quem é o neném mais lindo da titia Mi?”. E então veio a resposta que toda tia gostaria de ouvir, ou pelomenos ver. Julinha apontava com os dedos para si mesma. Ah, parem e digam pra mim se isso não é motivo para um sorrisão regado de algumas lágrimas de orgulho e felicidade!? Valha-me Deus, como o tempo voa! Outro dia mesmo a vi sair da barriga da mãe, chorando com toda vontade. E agora... É como eu sempre digo, quem precisa de filhos se tem por perto sobrinhos lindos e pouco santinhos? Criança santa é enfadonha, irreal. Bom mesmo são os naturalmente “encapetados”, birrentos, arteiros e felizes, principalmente aos olhos das tias.

Jeferson

Se eu pudesse te ensinar alguma coisa na vida, a primeira delas seria que só se tem 17 anos uma vez na vida e se você não aproveitar este momento agora, não vai aproveitar nunca mais. Eu te ensinaria que estudar é importante demais, pq o mundo é muito cruel com quem está bem preparado, e mais cruel ainda com quem não está.
Ensinaria também que não gostar de uma coisa não faz dela menos importante pra vida e que por isso um dia vc vai agradecer ter tido a oportunidade de estudar inglês desde muito novinho. Eu te ensinaria que embora suas obrigações pareçam mtas e mto pesadas, elas são mínimas se comparadas com sua capacidade e que com disciplina e força de vontade vc pode tirar todas elas de letra.
Se eu pudesse te dar um conselho neste minuto, diria pra vc colocar sua roupa mais bonita, seu perfume mais cheiroso, passar numa floricultura e levar uma flor pra sua ex namorada Tainara. Diria pra vc roubar um beijo dela, mas se isso for demais pra sua timidez, pra vc pelo menos pedir esse beijo, e prestar atenção na resposta: se ela disser “não”, ela quer dizer “talvez”; se ela disser “talvez”, ela quer dizer “sim”, e se ela disser “sim”, não espere nem um segundo e corra pro beijo! Mas diria também que isso só funciona pra beijo. E se algum dia vc pedir algo mais pra uma menina, se ela disser “sim”, vc aproveita com responsabilidade, se ela disser “talvez”, vc precisa respeitar o ritmo dela e se ela disser “não”, não insista. Diria pra vc lembrar que uma menina com quem vc se envolva é provavelmente irmã de alguém (ou pelo menos mto importante pra alguém), e não fazer nada com ela que vc não gostaria que fizessem com suas irmãs. Diria pra vc beijar mto. Beijar por amor, por farra, por curiosidade. Beijo apaixonado, beijo de carnaval, beijo sem graça, beijo de amigo que se beija.
Se eu pudesse abrir seus olhos pra alguma coisa, seria pro fato de que o tempo não volta. Se vc não passar o tempo e não se dedicar às pessoas que vc ama, qndo elas se forem não haverá mais tempo. Não vai adiantar chorar. O vazio vai te consumir e a vida inteira vc vai se perguntar como teria sido se tivesse sido mais atencioso e presente. Por isso eu diria pra vc gastar menos tempo no computador e mais tempo com pessoas. Mas diria também pra vc reservar um tempinho pro computador, pq fazer as coisas que a gente gosta na vida também é muito importante. Portanto, eu abriria seus olhos pra tentar fazer vc estar mais presente na vida dos que vc ama e reservar um tempo fazendo o que vc gosta. E se o que vc gosta também é aquilo em que vc é muito bom, gaste mto tempo. Por isso eu te diria pra nunca abandonar o papel e o lápis, pq os contornos do que vc desenha provavelmente vão delinear seus sonhos.
E se finalmente eu pudesse, faria vc perder a visão adolescente que vc tem do mundo, pq com maturidade vc veria que suas irmãs não brigam com vc nem implicam com sua vida de graça. No fundo elas têm maturidade suficiente pra saber as conseqüências de vários dos seus passos errados e tudo que elas querem é evitar que vc fique frustrado, que vc bata com a cabeça na parede, que vc sofra, que sinta dor. Elas preferem puxar sua orelha do que esperar o mundo te dar uma rasteira, pq elas te amam demais e seu sofrimento sempre vai ser o sofrimento delas.
Mas isso tudo seria se eu pudesse, mas eu não posso. A vida é sua e quem deve percorrer o caminho é vc. Eu não posso viver por vc, não posso evitar seu sofrimento, pq através dele que vc vai crescer e se transformar numa pessoa melhor. Eu não posso querer evitar de vc dar suas cabeçadas, da mesma forma que nossa mãe não conseguiu evitar que eu desse as minhas. A única coisa que eu posso fazer é pedir pra vc nunca duvidar que por trás de tudo que suas irmãs fazem não tem nada além de amor. Muito amor.